ECOTOX 2018

ECOTOX 2018

Boas Vindas

A Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (ECOTOX-BRASIL), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Tiradentes (UNIT) realizarão nos dias 1 a 4 de setembro de 2018, na Cidade de Aracaju (SE), a décima quinta edição do CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOTOXICOLOGIA, reconhecido como ECOTOX-2018.

Os Congressos Brasileiros de Ecotoxicologia têm se caracterizado por proporcionarem a divulgação de trabalhos técnico-científicos apresentados por especialistas brasileiros e estrangeiros, e o aprofundamento de discussões sobre temas de interesse crescente na área. Podemos relatar alguns desses interesses como: estabelecimento de critérios e normas de qualidade de água, sedimentos aquáticos, solo e ar na legislação brasileira, uso de metodologias químicas e biológicas no monitoramento da qualidade dos recursos hídricos, poluentes orgânicos persistentes, contaminantes emergentes, agroquímicos, análise crítica e necessidade de revisão das políticas de meio ambiente, técnicas de avaliação de risco e monitoramento da qualidade ambiental, aspectos relacionados à contaminação de solo, ar e água, credenciamento de laboratórios de ecotoxicologia, normatização e padronização de metodologias estabelecidas e avaliação de novas metodologias ecotoxicológicas, exercícios de intercalibração laboratorial, procedimentos legais para o registro de pesticidas junto aos órgãos competentes, tecnologias limpas, técnicas de biorremediação, avaliação da perda de serviços ecossistêmicos, entre outros. Assim, este fórum tem criado um ambiente bastante propício para o desenvolvimento técnico-científico desta área e para a transferência deste conhecimento para setores relevantes da sociedade.

O tema do XV ECOTOX será “Ecotoxicologia e Sociedade: bases para o desenvolvimento sustentável”, cujo foco será estimular a discussão entre Academia, Empresa e Poder Público, sobre a contribuição desta ciência para diversas questões ambientais. Dentro desta temática, espera-se discutir: as diferentes abordagens dos estudos na Ecotoxicologia e suas aplicações nos setores econômicos, sociais e ambientais; o reconhecimento das novas fronteiras na Ecotoxicologia e os avanços metodológicos para atender as demandas futuras; as mudanças geográficas e as escalas de estudos nas análises ecotoxicológicas e em suas avaliações; a contribuição da Ecotoxicologia para a manutenção dos serviços ecossistêmicos e para a análise de risco ecológico; a questão das mudanças climáticas e outros eventos naturais ou antropogênicos que podem causar desordem na biosfera e que precisam ser investigados sobre a ótica da Ecotoxicologia, bem como a contribuição da Ecotoxicologia para o bem estar social, para o estabelecimento de diretrizes em políticas públicas e para o desenvolvimento sustentável. A perspectiva de participação no ECOTOX-2018 é de 1000 congressistas, a exemplo dos últimos eventos, incluindo participantes da academia, governo e iniciativa privada. Para o pleno desenvolvimento da programação, os eventos serão estruturados em sessões temáticas, palestras, apresentação de trabalhos técnico-científicos (sessão de painéis e apresentações orais) e minicursos. Além disso, contar-se-á com a participação de expositores de diversos setores ligados à temática do evento. Tais atividades estão programadas para serem realizadas nos quatro dias do evento, no período de 1 a 4 de setembro de 2018.

Powered by: FLAMBOYANT 4.0
Copyright © 2019 - TREE TECH Solutions